Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

o que e fibrose?

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Passos esclarece dúvidas das leitoras relacionadas à cirurgia plástica
Dr. Alexandre Passos, especial para o iG Beleza


“Quero saber o que é fibrose? Como e por que ela se forma após uma cirurgia de lipoaspiração, hidrolipo e abdomenoplastia? O que deve ser feito para evitar que a fibrose se forme após o procedimento cirúrgico? Como a fibrose deve ser tratada? Drenagem, ultrasom (direto ou pulsátil) e vacuoterapia, podem ser utilizados para tratar a fibrose?” – Luciana Xavier

Luciana, o que chamamos popularmente de fibrose é o processo cicatricial presente a todos os procedimentos cirúrgicos. Estes nódulos cicatriciais habitualmente desaparecem com o tempo, após aproximadamente 6 meses e não existe nenhuma terapia que comprove cientificamente a diminuição das fibroses.

Drenagem linfática manual ou por aparelhos podem ser feitas no pós-operatório, mas com muita parcimônia. Feitas adequadamente, elas ajudam na perda mais precoce do inchaço e com isto promovem um conforto extra para os pacientes, porém não alteram a cicatrização.

O resultado de uma lipoaspiração está intimamente ligado com as condições pré-operatórias do paciente, com a cirurgia realizada e com os cuidados de pós-operatório; ressaltando as terapias adjuvantes supracitadas, estas auxiliam, mas não determinam o sucesso do pós-operatório.

Você tem dúvidas sobre cirurgia plástica? Envie um email com sua pergunta para plasticavoce2.0@ig.com.br!

*Alexandre Piassi Passos é cirurgião plástico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Atua em sua própria clínica - a Clínica Passos de Cirurgia Plástica - e também pertence ao corpo clínico de hospitais como Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Albert Einstein. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é autor e co-autor de capítulos em livros científicos.

Fonte: www.beleza.ig.com.br

2 comentários:

  1. TRATAMENTOS PÓS CIRURGICOS COM CERTEZA AJUDAM SIM NO RESULTADO FINAL DA CIRURGIA.A DRENAGEM LINFÁTICA, O ULTRASSOM E VACUOTERAPIA SÃO TRATAMENTOS EXCELENTES E COMPROVADOS SIM.
    SE A PACIENTE TEVE FIBROSE APÓS A LIPOASPIRAÇÃO, SE ELA NÃO FIZER ALGO PARA MELHORAR , A FIBROSE NÃO DESAPARECERÁ COM O TEMPO!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Tenho 61 anos, mas me considero jovem e vaidosa.
    qdo foi chegando a adolescência meu seio esquerdo desenvolveu uma barbaridade e o direito só tinha a aureola e o bico.
    Tive que me submeter a uma redução e ao mesmo tempo a colocação de uma protese.
    naquela epoca as coisas não estavam tão avançadas como hoje e aos 23 anos tive que retirar e colocar outra.
    Bom resumindo em 2004 eu tive que retirar, porem como nesse seio nunca houve uma mama, e sim uma pele que foi esticada pela protese procurei um cirurgião para recolocar. eu sabia que tinha que colocar seis meses depois, porem acabou que não deu. Qdo fui ao cirurgião ele me disse que não posso mais colocar protese pois estou com o seio fibrosado .. Isso acabou comigo.
    Quais as chances de colocar e o seio necrosar?
    Aurea

    ResponderExcluir