Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

Seroma e comum em cirurgias plasticas

Na última semana diversos sites e blogs noticiaram que a cantora britânica Amy Winehouse, assídua freqüentadora das páginas deste blog, teria sido internada devido a um "vazamento" na suas recém implantadas próteses de silicone.

Você que é leitor costumaz deste blog deve ter estranhado a notícia, uma vez que as modernas próteses possuem como preenchimento silicone de alta coesividade, que não “vazam” caso haja um furo ou ruptura no envólucro do implante.



Mas então, o que afinal "vazou" na cirurgia da Amy?



Obviamente trata-se de uma suposição, uma vez que não examinei a cantora, mas muito provavelmente trata-se de seroma.



Seroma nada mais é que o acúmulo de um líquido (que não pus ou sangue) no local operado. Ocorre em diversas áreas da Cirurgia, porem é especialmente comum na Cirurgia Plástica. Isso se deve aos grandes descolamentos, que é como nós cirurgiões chamamos a separação criada entre tecidos, freqüentes na nossa especialidade cirúrgica.



Apesar de comum, é uma complicação de baixa gravidade. O seroma pode se resolver de forma espontânea, através de sua absorção pelo organismo e/ou pelo seu extravasamento através da ferida operatória (o que parece ser o caso da Amy). Caso o seroma não se resolva espontaneamente ele deve ser puncionado, ou seja, esvaziado através de uma seringa. Sua punção é necessária, pois sua permanência pode propiciar o surgimento de infecções, ocasionar atraso na cicatrização e gerar abaulamentos e assimetrias no local da cirurgia. Normalmente são necessárias algumas punções para que haja resolução completa do seroma.

fonte: http://oblogdeplastico.blogspot.com/2009/11/seroma.html

Um comentário:

  1. fiz uma mamoplastia com uma pequena reduçao,foi mais para levantar os seios estou com seroma a 6 dias ,tomando antibioticos nao tenho febre,mas essa noite senti uma quentura enorme nos seios,e nas costas tambem no local da lipo ísso é normal?

    ResponderExcluir