Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

Abdominoplastia x Doença de Crohn

Abdominoplastia

Abdominoplastia x doença de crohn

Monica
Abdominoplastia x doença de crohn
Gostaria de saber se algum profissional aqui da comunidade já fez abdominoplastia em pacientes com doença de crohn, ou se alguém com a doença já se submeteu a cirurgia.obrigada,Monica

21 jun
Celso
Nunca operei nenhum paciente com doença de Chron, mas não vejo impecilho desde que a doença esteja estabilizada e o paciente seja operado em período de remissão da doença, ou seja, sem sintomas.Considerando que a doença não compromete a pele ou o subcutâneo e que a abdominoplastia não atua em nenhum tecido abaixo da aponeurose muscular, a doença em si não contra-indica a cirurgia Há que se considerar, no entanto, o estado clínico do portador da doença devido aos possíveis desequilíbrios nutricionais, hídricos e eletrolíticos (desnutrição,desidratação e quantidade de sais no organismo, respectivamente) que poderiam aumentar os riscos da cirurgia e de complicações pós operatórias.

23 jun
Monica
Dr.Celso
Foi muito esclarecedora sua opinião.Minha médica diz que não devo porque pode dar aderência e complicar o quadro de quem tem crohn.Sei que corro o risco de um dia ter que fazer alguma cirurgia por causa da doença, mas não penso nisso.Um detalhe: mesmo estando em remissão quem tem crohn vive com gases....e o abdome as vezes inchado. Tem como controlar "esse detalhe" caso eu parta para uma cirurgia?obrigada,um abraço

24 jun
Celso
Sem dúvida o portador de Crohn tem maior predisposição a desenvolver aderências, mas esse é um processo que ocorre entre as alças intestinais, ou seja, no interior da cavidade abdominal. A abdominoplastia somente atinge pele e tecido subcutâneo. No máximo haverá uma sutura na aponeurose muscular, que é o tecido que reveste o músculo. Então, não entendo o porque do suposto aumento na probabilidade de desenvolver aderências em virtude desta cirurgia. Quanto ao acúmulo de gases, será um fator de desconforto pós-operatório, se ocorrer. Mas não creio que haverá uma distensão abdominal tamanha a ponto de romper as suturas. Mesmo porque, a doença de Crohn mostra tendência de soltar o intestino e não prendê-lo. Obviamente seu preparo pré-operatório deverá ser muito mais cuidadoso que o habitual, mas não creio que seja completamente contra-indicada a cirurgia para você. O que nunca poderemos prever é se, após feita a abdominoplastia, você não terá a necessidade de submeter-se a outra cirurgia abdominal em decorrência da doença e acabar ganhando uma cicatriz abdominal indesejável, estragando a estética do abdome.

30 jun
Monica
Dr.Celso
Meu crohn é leve, não tenho muitos sintomas da doença, a não ser quando exagero. Sei que devido ao crohn posso passar ou não por uma cirurgia, mas eu penso no presente...rsrsObrigada pelo esclarecimento, para mim foi uma injeção de ânimo!absMonica

Fonte: Orkut

Voltar a Página Inicial

2 comentários:

  1. ola dr.celso ..

    gostaria de perguntar ao sr,se eu posso fazer a abdominoplastia sem a lipoescultura..
    tenho muito medo da lipo ,e em uma avaliação medica me informaram q so seria possivel fazer a abdominoplastia com a lipoescultura.
    nao quero fazer lipo ,somente corrigir meu abdomem..
    por favor pode me responder??
    obrigado...

    ResponderExcluir
  2. meu nome e neide...
    meu e-mail e evaneidecosta@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir