Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

Opiniao de especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Arte x Ciência

Segundo a opinião de especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a finalidade desta intervenção é fazer com que o paciente se sinta e pareça tão bem quanto possível, dentro de suas características individuais. Para eles, a cirurgia plástica é uma combinação de arte e ciência e está sujeita às variações do comportamento dos diferentes mecanismos fisiológicos que caracterizam cada pessoa.
Médicos alertam que é importante que cada candidato a uma cirurgia destas esteja ciente do que seja uma evolução normal a fim de que se tranqüilize no período pós-operatório, encarando as fases transitórias como naturais. A recomendação é para que se dialogue com o médico antes da cirurgia, esclarecendo todos os detalhes e dúvidas.
Em relação às cicatrizes, médicos esclarecem que toda cirurgia deixa cicatriz que poderá ser mais ou menos visível. Eles advertem ainda que a cirurgia plástica "não apaga cicatrizes"; apenas procura situá-las em locais menos aparentes.
Quanto aos riscos inerentes à cirurgia plástica, pode-se dizer que, de uma maneira geral, são menores que de outras cirurgias, pois, sendo uma conduta cirúrgica planejada, poderá aguardar a oportunidade ideal para ser realizada. O risco de vida não deverá ser maior nem menor, no caso de cirurgia plástica, que aquele determinado pela viajem de automóvel, avião ou simples cruzamento de uma via pública, opina o Dr. Paulo Keiki Matsudo, do Centro Internacional de Cirurgia Plástica, que mantém site na Internet.
De um modo geral, no entanto, não se pode pensar que não há riscos: cuidados essenciais, como buscar médicos reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e com registro no Conselho Federal de Medicina, são sempre recomendados. Muitas pessoas deixam-se levar pelas famosas fotos "antes e depois", mas não levam em consideração que cada organismo reage diferentemente a uma intervenção estética tão invasiva como uma cirurgia.
Além disso, o impacto de um resultado negativo - que sempre deve ser levado em conta como um risco a ser assumido - "pode trazer conseqüências sérias para a própria imagem corpórea, podendo chegar, em casos extremos, a situações de despersonalização, isto é, crises psicóticas", adverte o psicólogo Fernando Falabella Tavares de Lima.

Fonte: Boa Saúde - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário