Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

Tudo sobre Lipoaspiracao - tire suas duvidas

A Lipoaspiração se tornou uma cirurgia tão comum que muitas vezes as pessoas até se esquecem das suas reais finalidades e dos riscos que podem aparecer caso o procedimento não seja feito de forma correta.

Publicidade

Para explicar com realmente funciona a cirurgia e quais são as indicações corretas, o Vila Batom fez diversas perguntas para o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Múcio Leão Pessoa de Castro, que esclareceu as questões mais importantes sobre a cirurgia plástica. Confira:

O que é a lipoaspiração?
É a retirada de gordura localizada através de cânulas especiais desenvolvidas especialmente para esse fim. É um procedimento cirúrgico de grande porte e, portanto, deve ser realizado em local adequadamente aparelhado para este fim. É importante frisar que a lipoaspiração não trata obesidade e sim gordura localizada.

Como funciona a Lipoaspiração? E o que é feito nessa cirurgia?
A lipoaspiração é a retirada de gordura localizada utilizando cânulas especialmente fabricadas para este fim. Essas cânulas têm entre três e cinco milímetros de diâmetro e são ligadas a um aparelho, por uma mangueira especial, que produz uma pressão negativa.

A Lipoaspiração é a única maneira de se livrar das gorduras localizadas?
Sim.

A Lipoaspiração é dolorosa?
Apesar da dor pós-operatória variar de pessoa para pessoa, as queixas dolorosas intensas não são frequentes, e, quando ocorrem, o fazem na primeira semana de pós operatório.

A Lipoapiração é indicada para qual tipo de paciente?
É indicada para pessoas que tem gordura localizada daquela tipo que não sai com exercícios físicos ou dieta. É importante destacar que a cirurgião não é indicada para perder peso, mas sim para reduzir medidas.

Quem não pode fazer a cirurgia?
Pessoas que tenham algum problema de saúde ou então que estejam acima do peso. No caso de quem está acima do peso é necessário lembrar que o médico pode apenas tirar apenas o equivalente a 5% do peso do paciente, se tirar mais, o procedimento que é de baixo risco pode se tornar de alto. Ou seja, para quem está acima do peso o resultado não será satisfatório, porque a pessoa não vai emagrecer.

Os pacientes que tem expectativas irreais sobre a cirurgia também devem ser alertados pelos médicos. A cirurgia é modeladora e não solução para problemas que acarretam a falta de auto estima, como falta de emprego, namorado ou rejeição. Pessoas que procuram um cirurgião plástico com esse intuito não devem ser operadas, é necessário primeiro solucionar a questão psicológica de outra maneira. Situações como estas são bastante comuns.

Quanto tempo demora a recuperação da Lipoaspiração? É preciso ficar de cinta?
Para a maioria das atividades físicas, o paciente está apto a retornar no período de 15 dias e deve usar a cinta ou o modelador por um período de 30 a 45 dias.

Quais cuidados são necessários antes e depois da cirurgia de Lipoaspiração?
Antes: análise clínica rigorosa e perda de peso quando indicado. Para quem vai fazer no abdomem, indico também exame de imagem, como ultrassom para o caso de algum outro problema que não possa ser notado com os exames clínicos. Vale lembrar que as cirurgias plásticas não são procedimentos de urgência, então é importante ter paciência para fazer todos os exames e resolver todos os possíveis problemas que aparecerem antes de passar pela cirurgia.

Depois: utilização do modelador elástico, drenagem linfática, evitar se expor ao sol enquanto persistirem as equimoses (manchas arroxedas) e voltar às atividades físicas de acordo com sua recuperação..

É preciso ficar internado depois da cirurgia de Lipoaspiração?
Somente por um período de, no máximo, 12 horas. Geralmente, o paciente tem alta no mesmo dia.

É preciso dar anestesia da cirurgia de Lipoaspiração?
Normalmente é realizada a anestesia peridural e sedação pelo médico anestesista.

Quais os riscos da cirurgia de Lipoaspiração?
Os riscos são aqueles inerentes a qualquer grande procedimento cirúrgico e vão desde uma má cicatrização das incisões citadas, irregularidades e depressões em áreas aspiradas em demasia, assimetria de contorno pelo mesmo motivo, até o óbito.


•Nariz perfeito
•Cirurgia plástica em adolescente
Qual é a diferença entre Lipoescultura e Lipoaspiração?
Não existe diferença. A única coisa é que alguns médicos chamam de Lipoescultura a cirurgia que tira gordura de algum ponto do corpo e passa para outro, como a nádega, por exemplo.

Por Larissa Alvarez

Fonte: vilamulher.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário