Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

Telescópio europeu flagra incubação de estrela

O telescópio espacial europeu Herschel flagrou a rara imagem de uma "pérola" galáctica: uma estrela oito vezes mais maciça do que o Sol sendo incubada no interior de uma "concha" de matéria.

A tal concha atende pelo nome pouco simpático de RCW 120. Trata-se de uma bolha de poeira e gás, produzida pelo brilho de uma estrela embrionária gigante, que se desenvolve há 2,5 milhões de anos.

ESA
Imagem do telescópio europeu Herschel mostra a bolha galáctica RCW 120 (azul); embaixo na bolha, uma estrela em gestação.
Imagem do telescópio europeu Herschel mostra a bolha galáctica RCW 120 (azul); embaixo na bolha, uma estrela em gestação.

Essa estrela não pode ser vista na imagem, captada em raios-X. Mas ela tem empurrado tanta matéria para fora que a casca dessa concha gigantesca, em azul na imagem, já começa a agregar material suficiente para formar outras estrelas.

Na parte de baixo da casca já é possível observar uma delas, o ponto brilhante no meio do azul -- a "pérola" espacial.

Ela já tem pelo menos oito vezes a massa do Sol, mas continua crescendo. Afinal, as observações do Herschel mostram que a nuvem ao redor dela contém o equivalente a 2.000 massas solares.

É comida de sobra para a nova estrela, que pode chegar ao equivalente a 150 sóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário