Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

Obama recebe relatório sobre esforços da BP para deter vazamento

Obama recebe relatório sobre esforços da BP para deter vazamento

British Petroleum informou quais são os próximos passos para fechar o poço de forma definitiva

EFE | 26/05/2010 03:11

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta terça-feira uma avaliação técnica e científica do secretário de Energia do país, Steven Chu, sobre os esforços da gigante British Petroleum (BP) para conter o vazamento de petróleo no Golfo do México, informou a Casa Branca. Segundo o Governo, Chu informou ao líder americano sobre os planos da BP para vedar o poço em águas profundas "e quais serão os seguintes passos" se a nova tentativa, prevista inicialmente para esta quarta, fracassar.

Do avião presidencial Air Force One, quando se encontrava em viagem para a Califórnia para encontros com políticos e empresários, Obama falou por telefone com Chu, que está no Texas e postergou sua viagem à China esta semana, a pedido do presidente, para seguir trabalhando nos esforços para conter as consequências do acidente. Também por ordens de Obama, o secretário de Energia lidera uma equipe de cientistas que examinou os planos da BP para frear o derramamento e apresentou ideias para ajudar a empresa a "maximizar as possibilidades do êxito", disse a nota.

Segundo a Casa Branca, a BP está realizando provas de diagnóstico de pressão fundamentais antes de realizar outra tentativa para fechar o poço de forma definitiva. A BP é a operadora da plataforma petrolífera "Deepwater Horizon", que explodiu em 20 de abril e afundou dois dias depois causando uma catástrofe ecológica. A empresa prevê injetar fluído pesado e cimento no poço na quarta-feira, mas afirmou nesta terça que poderia atrasar ou até mesmo abandonar essa operação. A companhia, que sofreu perdas de quase 50 bilhões de dólares em seu valor de mercado, advertiu que nunca tentou uma operação desse tipo a 1,5 mil metros de profundidade.

Cinco semanas depois da catástrofe, que suscitou fortes críticas pela resposta da Casa Branca, Obama prevê realizar sua segunda visita à costa do estado da Louisiana nesta sexta-feira. Sem ocultar sua frustração perante os contínuos fracassos da BP, Obama ordenou a seus assessores recentemente que "selem o buraco" no fundo do Golfo do México. Para controlar o dano a sua imagem perante a crise suscitada, o Governo determinou que Chu e outros funcionários de altos cargos supervisionem as atividades da empresa na zona afetada.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário