Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

Rio lança 1º ônibus nacional movido a hidrogênio

Rio lança 1º ônibus nacional movido a hidrogênio

Resíduo liberado pelo veículo pode ser bebido normalmente

iG São Paulo | 26/05/2010 18:12

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Foto: Divulgação

Ônibus movido a hidrogênio

O Rio de Janeiro apresentou nesta quarta-feira o primeiro ônibus movido a hidrogênio produzido totalmente no Brasil pela Coppe/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O piso baixo, ar condicionado e a autonomia para rodar até 300 km ditam as regras dos padrões tecnológicos e sustentáveis que a prefeitura quer implantar na frota do município, tendo em vista a Copa de 2014, a Rio +20 e a Olimpíada de 2016.

O ônibus é movido a energia elétrica obtida de uma tomada liga na rede e completada com a energia produzida por uma pilha combustível alimentada com hidrogênio. Ele não emite poluentes. O resíduo que sai de seu escapamento é apenas vapor de de água que, se condensado, pode até ser consumido, como afirmam os pesquisadores do Laboratório de Hidrogênio da Coppe.

“Além de atender a todas as exigências ambientais, de segurança, acessibilidade, conforto e eficiência, esse ônibus é feito com tecnologia brasileira produzida em nossa cidade. Este tipo de veílculo nao-poluente é novo modelo de transporte público que o Rio de Janeiro quer. Será um grande salto de qualidade na vida dos cariocas”, afirmou o prefeito em exercício, Carlos Alberto Muniz.

Por enquanto, o ônibus híbrido vai circular experimentalmente em 2010 no Rio de Janeiro, em uma linha que aida será definida pela Secretaria Municipal de Transportes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário