Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

Brasil vai ganhar a Copa de 2010, afirma dupla de pesquisadores

Dois pesquisadores desenvolveram um modelo para antecipar resultados do futebol internacional com base, principalmente, em dados demográficos e econômicos. Para Simon Kuper e Stefan Szymanski, esse tipo de informação é até mais determinante que tradição, disciplina tática e talento. Seus cálculos – recebidos com curiosidade e ceticismo – saíram na edição britânica da revista "Wired". Dá Brasil. Mas em uma final inconcebível contra a Sérvia.

Coisa de economista - Sem medo dos boleiros, dupla criou algoritmo para indicar evolução de resultados na CopaCoisa de economista - Sem medo dos boleiros, dupla criou algoritmo para indicar evolução de resultados na Copa (Foto: reprodução / Wired UK, edição de junho de 2010)
Seleção da SérviaCom eles? - Modelo indica final da Copa 2010 entre
Brasil e Sérvia (foto: AP)

Kuper e Szymanski juram que é possível prever o resultado de um enfrentamento por meio de um algoritmo. A conta é, basicamente, calcular a razão entre as populações, o PIB per capita e o tempo de experiência futebolística das seleções, em cada enfrentamento. O quociente obtido é ponderado por uma constante que representa a vantagem de jogar em casa (evidentemente, aplicável desta vez apenas à África do Sul).

Ter o dobro do PIB per capita ou o dobro da população vale cerca de um décimo em termos de vantagem-gol de uma seleção sobre outra. Se um time tem o dobro da experiência do outro, o algoritmo calcula um ganho de mais de meio gol de vantagem em cada disputa. Jogar em casa rende dois terços de vantagem-gol.

O método prevê corretamente quem vai ganhar em 72% das vezes, afirma a dupla.

O algoritmo apontou os seguintes jogos nas quartas: Alemanha e França; Sérvia e Coreia do Sul; Brasil e Holanda; Espanha e Itália. Nas semifinais: Sérvia e Espanha; Brasil e Alemanha. Na final, o Brasil vira hexa, em cima da Sérvia.

Um dos livros de Kuper e Szymanski explica por que a Inglaterra não leva a Copa 2010Um dos livros de Kuper e Szymanski explica por que
a Inglaterra não leva a Copa (Foto: reprodução)

Quem são eles
Kuper, nascido em Uganda, estudou história e literatura alemã em Oxford. Torcedor do Liverpool, vive na França.

Em um perfil no site do jornal britânico “Financial Times”, conta-se que ele começou a trabalhar lá cuidando da coluna diária de câmbio, em 1994. “Vencido pelo tédio, saiu em 1998. Retornou em 2002 como colunista de esportes, e de vez em quando escreve sobre literatura ou sobre a Holanda.”

Em novembro de 2009, ele deu entrevista ao G1, na qual disse que, se a copa fosse de pontos corridos, o Brasil seria campeão.

Szymanski é economista, também formado em Oxford, e dirige o programa de MBA em finanças da Cass Business School. Escreveram, entre outros, "Why England Lose" (Por que a Inglaterra perde), onde apresentam sua elaborada fórmula para profetizar resultados futebolísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário