Qual a cirurgia plastica voce quer fazer ? Faça uma busca.

Pesquisa personalizada

BP começa tentativa de vedar o poço que vazou no Golfo do México

O secretário do Interior dos EUA, Ken Salazar, disse nesta quarta-feira (26) que a British Petroleum começou seu procedimento para vedar o poço que vazou no Golfo do México, provocando um desastre ambiental na região.

A declaração foi feita após uma audiência no Congresso sobre o vazamento de óleo.

Salazar afirmou que não sabe quanto tempo vai durar para que o procedimento chegue ao fim. "Vai depender do tipo de dificuldades que eles vão encontrar à medida que avançarem na execução", disse.

oleoImagem postada no site da British Petroleum nesta quarta-feira (26) mostra o local do vazamento. (Foto: AP)

Com a ajuda de robôs submarinos, engenheiros pretendem injetar fluidos pesados (tipo lama) na boca do poço, a 1.600 metros de profundidade, em mais uma complicada manobra para tentar conter o vazamento, que ameaça provocar graves prejuízos ambientais e econômicos.

Executivos da BP dizem repetidamente que essa tentativa de "sufocar" o vazamento é um processo complexo, nunca antes tentado a tamanha profundidade. Mas o governo Obama, sob pressão popular, está impaciente por resultados imediatos.

oleo2Imagem de vídeo do site da BP mostra o equipamento que está sendo usado na operação. (Foto: AP)

O vazamento começou em 20 de abril, quando a plataforma que perfurava o poço explodiu e afundou, causando 11 mortes. Desde então, o valor de mercado da empresa na Bolsa de Londres teve uma perda de cerca de 25%, ou US$ 50 bilhões.

O governo dos Estados Unidos passou semanas fazendo duras críticas à BP e, no domingo, Salazar sugeriu que a empresa poderia ser afastada da tarefa se não conseguir estancar o vazamento rapidamente.

Nos últimos dias, no entanto, as autoridades pareceram recuar, já que precisam da tecnologia de águas profundas da BP para tentar consertar o problema, conforme lembrou Carol Browner, consultora de energia e clima do presidente Barack Obama.

A Casa Branca disse que Obama irá na sexta-feira à Louisiana avaliar as atividades, e que o governo já mobilizou mais de 1.200 embarcações e 22 mil funcionários para "uma das maiores reações a um evento catastrófico na história."

O governo também declarou "desastre pesqueiro" na Louisiana, Mississippi e Alabama, os quais por isso poderão se beneficiar de assistência federal.

A BP diz que cerca de 800 mil litros de petróleo vazam por dia do poço, embora alguns cientistas estimem que a cifra pode ser até 20 vezes superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário